IRIDOLOGIA E IRIDOSSOMATOLOGIA

Os olhos são o espelho da alma, você já deve ter ouvido esta frase, realmente quando fitamos uma pessoa nos olhos podemos perceber, através de uma linguagem sem palavras, um pouco do momento da pessoa.

Pela expressão do olhos podemos perceber estados emocionais como medo, tristeza, alegria, ansiedade, devaneio ou estados físicos como cansaço, sono, debilidade física entre outras possibilidades.

Mas a verdadeira fonte de informações sobre o microcosmo humano em nossos olhos é a Íris.

Desde que no início do século 19 o jovem Ignaz Von Peczely (1822-1911) em Budapest, observou a íris de uma coruja, que tentava subjugar, apresentou uma marca escura no exato momento em que sua pata se quebrava e depois com a recuperação da fratura e marca foi se suavizando, a iridologia moderna teve seu nascimento, o então garoto ficou impressionado com o que observou e quando adulto já médico codificou as relações entre os sinais na íris e os órgão do corpo e suas patologias o que publicou em seu livro "Descobrimentos no Seio da Natureza e a Arte de Curar".

Mas na verdade a Iridologia já existia antes da descoberta de Peczely, no antigo Egito e na Caldéia, na Índia e na China encontramos menção do conhecimento da Iridologia.

Depois de Peczely outros pesquisadores foram aperfeiçoando o conhecimento de Iridologia entre eles, Nils Liljequist, o abade Felke, e seu discípulo Sebastian Kneipp, Eva Flink e nos EUA Peter Johannes Thiel, Henry Lane e o grande Bernard Jensen que nos últimos anos tornou a Iridologia conhecida em todo mundo, os sinais e suas correspondências com os órgãos do corpo foram e estão sofrendo aperfeiçoamentos, também com contribuições de pesquisadores brasileiros como o Dr. Celso Batello e Prof. Arnaldo Valentin Gauer criador da Iridossomatologia uma nova abordagem das informações que a íris pode fornecer, levando em conta não apenas o órgão mas também os tecidos que constituem a região topográfica e mede o valor conceitual da constituição individual do paciente e pode-se qualificar a saúde, nas palavras do próprio professor Gauer "A Iridossomatologia é o estudo fisioanatomopatológico de um corpo em ação realizado sobre a íris e a esclera dos olhos estabelecendo a relação com o meio exterior, a relação interna das partes do organismo , a integração das diversas relações e o valor de sua constituição individual."

A iridologia não é apenas um instrumento para avaliarmos o físico mas também o comportamento do ser humano.

Graças ao pesquisador norte americano, Denny Johnson que criou o método Raiyd (raio +id), que permite a análise comportamental do indivíduo através da íris , nos dá uma entendimento da dinâmica das relações interativas da pessoa através do seu universo interior e com o exterior.

Apesar da maravilhosa aventura já possibilitada pela mergulho no corpo e alma do ser humano através da íris, estamos ainda no início desta inimaginável jornada que se descortina à nossa frente e que se desvendará nos próximos anos.

Serg Rios Alves

 


 

Instituto Avalon
Av. Liberdade 702 - São Paulo - SP - Brasil - CEP:01502-001
Fone/Fax: 11 3341-6010
mail: institutoavalon@institutoavalon.com.br